Contando a história da Princesa Ana

Sabe aqueles projetos em que você tem a sorte de se relacionar com profissionais maravilhosos e com uma vibe que faz tudo parecer mais divertido? O lançamento do livro As aventuras da Princesa Ana juntou os talentos da escritora Jo Correa, da designer e ilustradora Mariana Carvalho, do projeto de psicomotricidade infantil da marca Brinque Cria, e a Bunequinhos© servindo como elo de ligação!

 

O livro apresenta uma história lúdica voltada para o público infantil, onde a principal personagem – a Princesa Ana – demonstra inteligência e coragem para salvar o Príncipe enfeitiçado por uma malvada bruxa. Não iremos contar muito mais, para não estragar a surpresa, mas trata-se de uma colaboração importante da escritora para o preenchimento de uma grande lacuna de produções literárias onde personagens femininas detenham o protagonismo.

 

Essa é a Princesa Ana!

 

Se já não bastasse ter a mocinha Ana como a condutora e heroína da história, Jo teve o talentoso apoio de Mari Carvalho como ilustradora do livro. Mariana concedeu seu traço particular e muitas cores ao livro, trazendo detalhes e tintas às cenas de uma forma que encanta e prende a atenção das crianças, auxiliando no clima e na compreensão do texto.

 

A malvada Bruxa, que deu ao Príncipe um feitiço monstruoso!

 

Para reforçar este super time feminino, mais uma super-heroína foi escalada: Taissa Beltrão, trazendo sua já conhecida experiência com crianças atestada em seu trabalho à frente do Brinque Cria. Dessa vez, com um novo desafio: apresentar a história na noite de lançamento e autógrafos do livro, cativando a atenção de crianças e adultos numa contação de histórias a ser realizada na conhecida e charmosa Livraria Argumento do Leblon.

 

É um monstro-príncipe ou um príncipe-monsto?

 

Desse encontro de talentos, surgiu o convite para que desenvolvêssemos algum tipo de apoio ao trabalho de contação da história. Após algumas leituras e um ensaio detalhado, pensamos: por que não criarmos fantoches das principais personagens do livro? Assim, a encenação da narrativa se mostraria ainda mais visual, e com o diferencial de que as próprias crianças poderiam manipular suas princesas, bruxas, príncipes e monstros, se assim desejassem.

O Príncipe, e sua aparência quando o feitiço é finalmente quebrado.

Procuramos entender a essência de cada personagem, de modo a conseguir traduzir suas características em poucos – porém marcantes – detalhes, uma vez que o estilo de ilustração da Mari teve que ser estilizado de forma mais simplificada e infantil. A contação da história, na Livraria Argumento, seria feita para um público de idade majoritariamente menor, por isso o desenho dos fantoches recebeu cores mais vibrantes, adaptações em detalhes das vestimentas e mesmo as expressões faciais, que foram projetadas para receberem o ponto focal das crianças.

 

O Monstro que vai virar Príncipe…

 

Uma surpresa também foi preparada: o fantoche do Príncipe foi feito em dupla face, para que durante a leitura do livro, a parte relativa à transformação do personagem pudesse ser feita da forma mais prática possível. Literalmente, num passe de mágica! Vocês precisam ver a cara das crianças quando a “mágica” acontece! 🙂

 

… e o Príncipe que era Monstro!

 

Agora, imagine uma história sua, com seus personagens, seus filho, filha, filhos, animais de estimação… todos elaborados de forma única e provendo a aproximação, o riso, a memória afetiva… Por que não, né? Quer saber mais a respeito? Entre em contato! 🙂

 

A turma toda reunida e o livro de onde eles saíram!

 

Conte pra gente sua história. Mesmo que você ainda não tenha escrito um livro, certamente terá nosso apoio para desenvolvermos algo que envolva a família e que sirva de inspiração para histórias personalizadas, contadas dia após dia (ou noite após noite, pois quem não lembra das histórias e músicas para dormir?)

 

Mariana Carvalho (ilustradora) e Jo Correia (escritora) na noite de autógrafos e lançamento na Livraria Argumento, no Leblon.

 

Taissa Beltrão (psicomotricista) encantando crianças com sua narrativa, nossos Bunequinhos e a diversão garantida do Brique Cria.

 

Deixe uma resposta